










Tradição e Memória entalhadas no Tempo
O início das Indústrias de Móveis em Ubá
O grande pontapé da indústria moveleira se deu a partir de José Francisco Parma, que em 01 de janeiro de 1959, fundou a Domani, uma das primeiras fábricas de móveis em série. Em seu catálogo havia armários, guarda-roupas, sofás e esquadrias.
A madeira utilizada para a fabricação de alguns móveis era retirada dos caixotes que embalavam as mercadorias do Armarinho Santo Antônio.
Ao longo de seu crescimento, a matéria-prima passou a vir Imperatriz do Maranhão, com a expansão do Grupo Parma e o investimento em uma fazenda na Bahia, para extrair sua própria madeira.
Após conhecer a realidade do Rio Grande do Sul, José Francisco Parma decidiu investir na produção de aglomerado, esbarrando na falta de eucalipto na região. A solução foi desenvolver o produto em Uberaba, sem a participação de José Francisco Parma.
Após desentendimentos políticos, José Parma resolveu mudar a sede da Domani para Imperatriz do Maranhão, retornando para Belo Horizonte, onde faleceu, aos 59 anos, em decorrência de problemas renais.
O encerramento das atividades da Domani, em meados da década de 1970, motivou os antigos empregados, que adquiriram conhecimento técnico, a empreenderem em suas próprias indústrias de móveis.
O legado da Domani S/A Indústria e Comércio chegou a Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Paragominas no Pará, onde existiram suas filiais. José Francisco Parma foi um dos pioneiros e o nome mais conhecido na cidade e no Brasil.
A empresa apresentava grande variedade de produtos: berços, dormitórios, salas de jantar, cadeiras de descanso, armários de aço, arcas de jacarandá e móveis com entalhes. A sua marca era o padrão de qualidade.
Entre as ouras empresas que foram surgindo, a história da Itatiaia Móveis de Aço, que hoje uma das maiores áreas construídas da cidade de Ubá, tem, desde sua fundação, a preocupação de expandir as suas fábricas e a sua carta de produtos.
A empresa é especializada na fabricação de armários de aço para cozinha e, na década de 1980, ficou famosa pelas cores empregadas nos seus armários com o azul vermelho amarelo e branco. Nesse período, entregava aos seus clientes dormitórios completos em estilo colonial.
Fundada por Lincon Rodrigues Costa, teve na figura de Lincoln César Pena Costa, filho do fundador, um de seus maiores expoentes, preocupando-se com as questões sociais de seus funcionários e da cidade.
As Indústrias de Móveis Apolo foi fundada em 01 de outubro de 1969, por João Batista Flores, Generoso Carneiro Neto e Raimundo Carneiro, destacando-se na inovação de designe e de acabamentos em seus produtos, transformando-se em uma das marcas mais reconhecidas do país.
Boareto e Silva Indústria e Comércio era o nome de um dos principais fabricantes de móveis e estofados de Ubá, criados por Floriano Boareto e Vicente Teixeira da Silva, que se dedicaram na especialização de imóveis estofados.
A partir da década de 1970, várias fábricas de móveis tronaram-se destaque na cidade de Ubá, atendendo todo o estado de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, como a Dragão Móves, Antônio Rossignoli e José Dorvilho Bomvalente.
Geraldo Sales Amato e Cecília de Oliveira Amato, na década de 1980, dirigiram a Baependi Móveis, que atendia nas cidades de Carangola, Uberlândia, Três Corações, Três Ilhas, Três Pontas, Governador Valadares, Diamantina e cidades no estado do Espírito Santo como Vitória, Mucurici, Piracema e Mimoso do Sul, Guarapari, Aracruz e Dores do Rio Preto, com a linha completa e acabamentos perfeitos em dormitórios de fórmica.
Para alimentar essa crescente industrial, o comércio de madeiras para matéria-prima das fábricas de móveis, em Ubá, também é muito forte, atrelado às empresas de acessórios e outras matérias-primas e de suporte.